[RESOLUÇÃO CONTRAN 384] Proibição de Xenon

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[RESOLUÇÃO CONTRAN 384] Proibição de Xenon

Mensagem por ppanini em Qua Jun 08, 2011 4:47 pm

ATENÇÃO PESSOAL !!!
OLHO VIVO !!!

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis de gás xenônio em veículos que não saírem de fábrica com esse dispositivo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (7).

Até então essa alteração era permitida mediante autorização prévia do Departamento de Trânsito nos estados e deveria constar no documento do veículo (CSV).

O Contran diz que veículos que tiveram instalados esse tipo de farol com a devida alteração do Detran, "com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta resolução" poderão circular "até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007", que dispõe sobre o sistema de iluminação dos veículos. Por sucateamento, explica a assessoria do órgão, entende-se o quanto o veículo durar. Em caso de necessidade, esses também poderão substituir o equipamento por outro similar.

Lista de proibições
A nova resolução do Contran (384/2011), emitida no último dia 2, inclui a instalação do farol xênon em uma lista de outras alterações em veículos vetadas pelo órgão, dispostas no artigo 8º da resolução 292, de 2008 (veja abaixo). Agora, entre as proibições, figura o item "instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo".

A assessoria de imprensa do órgão confima que o veto vale apenas para instalação do farol de xênon após a fabricação dos veículos -os que já saem da linha de montagem com o dispositivo poderão continuar circulando com ele e substituí-lo por equipamento similar quando necessário.

Segundo o Código Nacional de Trânsito, o desrespeito à regra pode resultar em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VEJA OUTRAS MODIFICAÇÕES PROIBIDAS PELO CONTRAN
Segundo a Resolução 292/2008

- Utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
- Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
- Substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco,
nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em
motocicletas e assemelhados;
- Alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou
modificação de dispositivos da suspensão;
- Instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo

MINISTÉRIO DAS CIDADES
CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
RESOLUÇÃO Nº 384, DE 2 DE JUNHO DE 2011

Altera a Resolução nº 292, de 29 de agosto de 2008, do CONTRAN, que dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o artigo 12 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer requisitos mais seguros para alteração do sistema de iluminação e sinalização de veículos automotores;

CONSIDERANDO o constante nos processos nº 80001.003214/2008-22, resolve:

Art. 1º Acrescentar o inciso V e parágrafo único ao art. 8º da Resolução nº 292/2008 - CONTRAN, com a seguinte redação:

'Art. 8º ...............................................................................................................

V- A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.

Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007 - CONTRAN.'

Art. 2º Alterar o item 32 do Anexo da Resolução nº 292/2008 - CONTRAN (com alteração dada pela Resolução nº 319/2009 - CONTRAN), que passa a ter a seguinte redação:
32 MODIFICAÇÃO APLICAÇÃO EXIGÊNCIA CLASSIFICAÇÃO DO VEÍCULO APÓS MODIFICAÇÃO
Sistema de sinalização/ iluminação Todos os veículos CSV, inciso V do art. 8º desta Resolução Resolução e nº 227/2007 e seus anexos. Mesmo Tipo/Espécie

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

D.O.U., 07/06/2011 - Seção 1
ppanini

Agradecimentos recebidos : 0
Ano/Modelo : 2010/11

Re: [RESOLUÇÃO CONTRAN 384] Proibição de Xenon

Mensagem por Brandao em Qua Jun 08, 2011 4:57 pm

Tinha comentado aqui: http://novofocus.livreforum.com/t140p90-lampadas-modelos#11932

Agora vou ter que retirar meu xenon... Vou voltar para as lâmpadas brancas novamente...
Brandao

Agradecimentos recebidos : 5
Ano/Modelo : 2010/2011

Mensagem por fls-br em Qua Jun 08, 2011 6:47 pm

Olá,

mais a versão titanium não vem com xenon ??? ou só o farol é projetor atoa ????
fls-br

Mensagem por Bogasso em Qua Jun 08, 2011 6:57 pm

Brandao escreveu:Tinha comentado aqui: http://novofocus.livreforum.com/t140p90-lampadas-modelos#11932

Agora vou ter que retirar meu xenon... Vou voltar para as lâmpadas brancas novamente...

Brandão, vc tem quais? A diamond vision 5000k é legal? Vou ter que tirar tb... :/
Bogasso

Agradecimentos recebidos : 3
Ano/Modelo : 2011/2011

Mensagem por Brandao em Qua Jun 08, 2011 8:42 pm

fls-br escreveu:Olá,

mais a versão titanium não vem com xenon ??? ou só o farol é projetor atoa ????

Cara, é lâmpada normal mesmo!!

Bogasso escreveu:
Brandao escreveu:Tinha comentado aqui: http://novofocus.livreforum.com/t140p90-lampadas-modelos#11932

Brandão, vc tem quais? A diamond vision 5000k é legal? Vou ter que tirar tb... :/

Cara, Eagleeye H7 55 watts... é branca cara... mas ilumina pouco...
Brandao

Mensagem por Kakamarsson em Qui Jun 09, 2011 11:24 am

Ontem já fui olhar Cystal Vision pro neblina.
Moral da história: R$159 CADA LÂMPADA H11 Shocked

To olhando agora pra ver se encontro algo mais barato que combine com as Crystal Vision do farol.

Quanto à resolução: Eu tenho xenon nas neblinas e vou tirar. os meus são voltados pra baixo, como deveria ser, não ofuscam, não recebi reclamação de ninguém e quando instalei ainda coloquei meu irmão dirigindo na frente pra me dizer se incomodava ou não.
Mas sei que a GRANDE maioria que instala não tem essa preocupação e eu mesmo sofria direto com isso.
Então, como no Brasil nunca se fiscaliza e é mais fácil proibir que fiscalizar, foi uma boa coisa. pelo menos até que o brasileiro cresça (demora...)

Agora, um policial olha seu Crystal Vision, não te para e fala que você tava de xenon. Vai ser complicado viu... =/

Agradecimentos recebidos : 7
Ano/Modelo : 2009

Mensagem por Hederson em Qui Jun 09, 2011 6:00 pm

kakamarsson escreveu:Ontem já fui olhar Cystal Vision pro neblina.
Moral da história: R$159 CADA LÂMPADA H11 Shocked

To olhando agora pra ver se encontro algo mais barato que combine com as Crystal Vision do farol.

Quanto à resolução: Eu tenho xenon nas neblinas e vou tirar. os meus são voltados pra baixo, como deveria ser, não ofuscam, não recebi reclamação de ninguém e quando instalei ainda coloquei meu irmão dirigindo na frente pra me dizer se incomodava ou não.
Mas sei que a GRANDE maioria que instala não tem essa preocupação e eu mesmo sofria direto com isso.
Então, como no Brasil nunca se fiscaliza e é mais fácil proibir que fiscalizar, foi uma boa coisa. pelo menos até que o brasileiro cresça (demora...)

Agora, um policial olha seu Crystal Vision, não te para e fala que você tava de xenon. Vai ser complicado viu... =/

Ando com minhas caixinhas das lâmpadas Osram e com a nota das mesmas no carro, se o Guarda parar tenho como provar o que está instalado. Se é que isso adianta alguma coisa...Brasil... sabem como é né?!
Hederson

Agradecimentos recebidos : 2
Ano/Modelo : 2010/2010

http://rettaskateshop.com.br

Mensagem por Brandao em Sex Jun 10, 2011 12:10 am

Lâmpadas brancas são permitidas!!

Está na resolução que são aceitas nos faróis lâmpadas brancas e amarelas!! Fiquem tranquilos!!
Brandao

Mensagem por Kakamarsson em Sex Jun 10, 2011 8:31 am

Brandao escreveu:Lâmpadas brancas são permitidas!!

Está na resolução que são aceitas nos faróis lâmpadas brancas e amarelas!! Fiquem tranquilos!!

Tudo bem, mas e se ele não sabe distiguir uma Crystal Vision de um Xenon? (tem gente que acha igual...)

Mensagem por Rapha_ph5 em Sex Jun 10, 2011 4:56 pm

eu acho =! alguem me fale a diferenca::: ahahha
Rapha_ph5

Agradecimentos recebidos : -1
Ano/Modelo : 2010

Mensagem por Brandao em Sex Jun 10, 2011 6:55 pm

É só ligar o farol na frente dele!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!

Vamos lá! Quando é lâmpada, vc liga e ela acende forte na hora!!

Quando é xenon, ele demora um tempo pra ficar forte, como se estivesse esquentando!!

É só argumentar com o "Seu guarda", mostrar a situação e ser educado, pois se não for, ai ele vai te ferrar...
Brandao

Mensagem por Sandro Casini em Sex Jun 10, 2011 8:17 pm

Amigons,

Acho que seria melhor centralizarmos as dúvidas sobre lâmpadas no tópico correto que já existe, pois com certeza muita gente conseguirá ter informações corretas no lugar certo, já que agora só lâmpadas homologadas pelo CONTRAN que poderemos utilizar.

Abraçons! Very Happy
Sandro Casini

Mensagem por dr.broca em Sab Jun 11, 2011 10:25 pm

Acho querer inventar, modificar o conjunto óptico original ,ele atende a tudo que oferece, a não ser que você tenha problemas visuais ou pouco mais de 18 anos, querendo inventar, é uma falta de educação aquele xenon espalhado, melhor então comprar um chevette ou qquer carro velho e assumir a breguice.Só os que não tem bom senso não se incomodam com um xenon paralelo na corcunda.Mude de fórum compre uma Audi ou Bmw e seja feliz com seu xenon original. Qualquer um sabe quanto custa um conjunto óptico de um importado top e em paralelo, nã existe milagre amigos.
dr.broca

Mensagem por Green Hornet em Dom Jun 12, 2011 10:57 am

É bom citar que, além das lãmpadas de xenon (ou xenônio), molas mais baixas, conjunto das rodas com diâmetros diferentes dos originais e outras coisas mais são proibidas também.
Green Hornet

Agradecimentos recebidos : 6
Ano/Modelo : 2013/2014

Mensagem por rgam em Dom Jun 12, 2011 5:07 pm

Só legalizar como: "ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO".Ao invés de xenon no documento agora, vc legaliza deste jeito.É igual ao pessoal que tem suspensão a ar ou rosca no carro e anda com o documento escrito rebaixado.Não mudou em nada !!!!A lei no Brasil tem muitas brechas é só se informar a aproveitar das oportunidades!!!!

Última edição por rgam em Dom Jun 12, 2011 5:14 pm, editado 1 vez(es)

rgam

Ano/Modelo : 2002/1996/2010

Mensagem por rgam em Dom Jun 12, 2011 5:09 pm

Bogasso escreveu:

Leva no INMETRO e regulariza como: alteração no sistema de iluminação.Só pedri uma autorização prévia.

rgam

Mensagem por rgam em Dom Jun 12, 2011 5:15 pm

Green Hornet escreveu:É bom citar que, além das lãmpadas de xenon (ou xenônio), molas mais baixas, conjunto das rodas com diâmetros diferentes dos originais e outras coisas mais são proibidas também.
Só ir ao DETRAN, pedir uma autorização prévia com as alterações desejadas em seguida ir ao INMETRO e pedir para legalizar: REBAIXADO - ALTERAÇÃO DE ILUMINAÇÃO e tudo mais que desejar.

rgam

Mensagem por Kakamarsson em Seg Jun 13, 2011 9:40 am

Rgam, isso que você está falando é baseado na Resolução anterior. Agora não existe como regularizar. Pelo menos é a interpretação do texto que eu tive.

Mensagem por Brandao em Seg Jun 13, 2011 9:54 am

kakamarsson escreveu:Rgam, isso que você está falando é baseado na Resolução anterior. Agora não existe como regularizar. Pelo menos é a interpretação do texto que eu tive.

Exato... não tem mais como regularizar!!
Brandao

Mensagem por Fernando Araujo em Dom Set 18, 2011 7:43 pm

achei as lampadas superbranca por 30 reais cada par. vou comprar dois, pros farois alto e baixo (H1 e H7) pois meus farois de neblina tem xenon. as lampadas de 4300k, achei no mercado livre, mas procurei na bahia, e achei um cara de salvador, liguei pra ele, vou retirar na casa dele amanha.. aconselho quem for comprar no mercado livre, procurar alguem em sua cidade antes de finalizar o pedido e pagar mais com frete.

abraço
Fernando Araujo

Ano/Modelo : 11/11

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: