Inspeção Veicular - SP

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Inspeção Veicular - SP

Mensagem por Brandao em Sab Maio 14, 2011 2:41 am

COMO É FEITA
Há alguns itens importantes que devem observados antes de levar o veículo a um dos Centros de Inspeção:
Ausência ou defeito na haste/ amortecedor do capô; Freio a disco ou a tambor inoperantes ou deficientes; Ausência da grade dianteira do motor abaixo do capô com a ventoinha do sistema de arrefecimento aparente; Freio de mão inoperante e/ ou veículo automático com motor acelerado e freio de mão deficiente; Tampa do reservatório de arrefecimento rachado ou danificado; Fita isolante ou qualquer outro artifício não original que utilize para evitar a verificação do sistema de admissão; Sistema de admissão original faltando componentes ou com conexões irregulares; Sistema de admissão com filtro de ar esportivo com conexões irregulares; Escapamentos reparados com qualquer tipo de massa; Estouros no escape durante a aceleração na inspeção ambiental veicular. Se for constatada pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo será REJEITADO e não fará as medições de gases e de ruído. Se o veículo for REJEITADO por existência de qualquer anormalidade que possa apresentar risco de acidentes, ou danos aos instrumentos de medição, ao veículo ou ao inspetor durante a inspeção, a inspeção será interrompida e não serão checados os itens de pré e inspeção visual.
PRÉ-INSPEÇÃO VISUAL
IMPORTANTE:
Veículos movidos por mais de um combustível (bicombustíveis ou tetrafuel) devem comparecer à inspeção com ambos os tanques abastecidos - GNV (Gás Natural Veicular) e combustível líquido. Caso contrário, será REJEITADO
Os veículos flex (gasolina e/ ou álcool), serão inspecionados com o combustível que estiver no tanque no momento da inspeção.
Verifica-se se a tarjeta da placa do veículo é do município de São Paulo. Caso a plaqueta seja de outro município, deve-se regularizar e re-agendar a inspeção para outro dia. Em seguida verifica-se a compatibilidade de cor, combustível, categoria, marca e modelo do veículo com relação aos dados cadastrados no DETRAN. Se um desses dados estiver em desconformidade, o veículo é REJEITADO.
Na pré-inspeção verifica-se também:
Funcionamento irregular do motor; Emissão de fumaça azul ou preta muito intensa, exceto vapor d’água; Vazamentos aparentes de fluidos (gotejamento de óleo, combustível, água, outros fluídos); Alterações, avarias ou estado avançado de deterioração no sistema de escapamento (corrosão excessiva, furos não originais, falta de componentes), que causem vazamentos ou entradas falsas de ar ou aumento do nível de ruído; Obs.: Os sistemas de escapamento ou parte destes, não originais, poderão ser admitidos, desde que não prejudiquem os padrões originais de desempenho.
Alterações, avarias ou estado avançado de deterioração no sistema de admissão de ar, que causem vazamentos ou entradas falsas de ar ou aumento do nível de ruído; Insuficiência de combustível para a realização da medição de emissão; Ausência de vareta medidora de óleo lubrificante; Fuga de corrente no sistema de ignição, impedindo ou dificultando a captação da rotação ou causando interferência no equipamento de medição; A existência de qualquer anormalidade que possa apresentar risco de acidentes, ou danos aos instrumentos de medição, ao veículo ou ao inspetor durante a inspeção. Se o veículo apresentar pelo menos uma das irregularidades acima, será REJEITADO e não fará a medição de gases e ruído.
Para informações completas sobre o procedimento, consulte a Portaria 129/SVMA-G/2010.
INSPEÇÃO VISUAL
Nesta etapa o inspetor verifica o estado aparente dos itens de controle de emissão, de acordo com cada marca, modelo e ano do veículo.
Os itens avaliados são:
Sistema PCV (recirculação de gases do cárter) ausente ou danificado; Fixação, conexões e mangueiras do sistema PCV, irregulares; Sistema EGR (recirculação de gases de escapamento) ausente ou danificado; Fixação, conexões e mangueiras do sistema EGR, irregulares; Cânister ausente ou danificado; Fixação, conexões e mangueiras do cânister, irregulares; Presença, tipo de aplicação e fixação do catalisador, irregulares; Presença, fixação e conexão elétrica da sonda lambda, irregulares; Sistema de injeção de ar secundário ausente ou danificado; Fixação da bomba e/ou conexões do sistema de injeção de ar secundário, irregulares; Existência de dispositivos de ação indesejável e adulterações do veículo que comprovadamente prejudiquem o controle de emissões; Falta da tampa do reservatório de combustível (principal e secundário nos veículos com motor flexíveis – álcool /gasolina e/ou álcool), ou de qualquer dos reservatórios dos diversos tipos de óleo do veículo, fluido de freio ou de arrefecimento, e da direção hidráulica, quando visíveis; Lâmpada (LIM) indicando funcionamento irregular do motor; Avarias, ausência ou estado avançado de deterioração de encapsulamentos, barreiras acústicas e outros componentes que influenciam diretamente na emissão de ruído do veículo, previstos para a marca/modelo/versão do veículo. Se o veículo não estiver em conformidade com ao menos um dos itens avaliados, será REPROVADO, mas mesmo assim é encaminhado para a medição de gases.
Motor com a instalação de turbo compressor ou similar que não apresente dispositivos de controle de emissão de poluentes conforme a marca, modelo e ano de fabricação do veículo; Se for constatada alguma das irregularidades acima, o veículo será REPROVADO, mas mesmo assim fará a medição de gases.
Observação: A checagem da lâmpada LIM (Lâmpada Indicadora de Mau funcionamento), é o meio visível que informa ao condutor do veículo um mau funcionamento no sistema de controle de emissões de poluentes. A checagem na inspeção inicia-se ao girar a chave de ignição, momento que a lâmpada no painel ascende, e logo após a partida, que é apagada. Se a lâmpada LIM não ascender ao girar a chave e continuar apagada, logo após o motor funcionar, o veículo é REPROVADO. Se a lâmpada ascender em algum momento durante a aceleração a 2.500 rpm (rotações por minuto) ou na marcha lenta, o veículo é REPROVADO. Se a lâmpada ascender ao girar a chave de ignição e continuar ligada na inspeção, o veículo também é REPROVADO.
Para informações completas sobre o procedimento, consulte a Portaria 129/SVMA-G/2010.
INSPEÇÃO COMPUTADORIZADA
Nossos equipamentos passam por um processo de descontaminação entre uma inspeção e outra dando início à próxima inspeção somente após a limpeza de todo o sistema de medição. Assim, evitamos o risco da inspeção anterior prejudicar os resultados da seguinte. Os analisadores de gases seguem modelos homologados pelo INMETRO e tem a sua calibração verificada a cada seis meses pelo IPEM. Os opacímetros têm a verificação realizada anualmente.
Nesta etapa são medidos os níveis de CO, CO2, HC e o fator de diluição, para em seguida, comparar com os limites que aprovam o veículo, estabelecidos na Portaria 129/SVMA-G/2010.
No veículo movido por mais de um combustível, os testes são feitos com o GNV e com combustível líquido (gasolina e/ou álcool).
Antes de realizar a emissão de gases, o inspetor verifica a rotação de marcha lenta. Se o valor encontrado para a marcha lenta estiver fora da faixa especificada, o veículo é REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases.
A medição de emissões segue as etapas abaixo:
O sensor magnético de rotação é fixado no motor e o capô é deixado encostado; A sonda é posicionada no escapamento após a medição de rotação estiver medindo. O veículo é acelerado durante 30 segundos em velocidade angular constante de 2500 ± 300 RPM para descontaminação do óleo do cárter e logo após faz a medição. O equipamento efetua a medição em regime de marcha lenta e calcula o fator de diluição dos gases de escapamento. Se o fator de diluição for maior que 2,5 o processo será repetido. Se o valor elevado persistir, o veículo é considerado REPROVADO; Se a emissão de HC for superior a 2.000 PPM em qualquer momento da medição, a inspeção é interrompida e o veículo também será REPROVADO; Avaliação dos resultados de acordo com os limites estabelecidos. Em seguida, o equipamento realiza as medições sob regime de marcha lenta. Os veículos aprovados recebem o certificado de aprovação e o selo é colado no pára-brisa do carro. Caso o veículo foi selecionado para ser encaminhado ao MNS, o Certificado de Aprovação só será entregue e colado o selo no pára-brisa após a aprovação na medição de ruído; O Certificado de Aprovação deve informar os limites e os valores obtidos nas medições de rotações dos gases poluentes, fator de diluição e ruído; O Relatório de Inspeção deve informar os limites e os valores obtidos nas medições (quando medidos), o(s) item(ns) de rejeição não atendido(s) na pré-inspeção visual ou o(s) item(ns) de reprovação na inspeção visual. Os veículos aprovados nessa etapa e selecionados para realizar a inspeção de ruído com decibelímetro, seguem para a medição de RUÍDO, última.
Para informações completas sobre o procedimento, consulte a Portaria 129/SVMA-G/2010.
INSPEÇÃO DE RUÍDO
IMPORTANTE:
Para a inspeção de ruído os veículos serão selecionados de duas formas distintas: aleatoriamente via sistema ou designação do inspetor veicular conforme a Portaria 129/SVMA-G/2010.
A inspeção de ruído é iniciada junto com a pré-inspeção visual, na primeira etapa, logo após a digitação dos dados do veículo, na área de inspeção no piso azul.
O veículo será acelerado por três vezes até a metade do curso do acelerador e será realizada uma pré-análise auditiva onde verifica-se timbres e níveis de ruído considerados anormais para seu modelo ou versão.
Também são verificadas anormalidades que possam influir na emissão de ruído, como peças não originais ou com características não aplicáveis ao seu modelo ou versão.
Se o veículo for aprovado na Inspeção Visual e na Inspeção de Computadorizada, mas apresentar alguma anomalia na inspeção de ruído, o mesmo será submetido ao teste com MNS (Medidor de Nível Sonoro).
A inspeção é feita da seguinte forma:
O veículo será posicionado na área de ensaio específica, com o motor em sua temperatura normal de trabalho e a alavanca de mudança das marchas na posição neutra e sem o acionamento da embreagem. O motor será mantido em marcha lenta, para a medição do ruído nesta condição (RML – Ruído Marcha Lenta). Em seguida o veículo será acelerado até a rotação máxima definida para o teste, e bruscamente desacelerada para a condição de marcha lenta novamente. Caso seja constatada alguma anormalidade no funcionamento do motor durante a medição de ruído, o veículo será considerado REJEITADO na Inspeção Ambiental Veicular.
Se os níveis de ruído medidos forem superiores ao limite estabelecido, o veículo será considerado REPROVADO na Inspeção Ambiental Veicular.
Se os níveis de ruído estiverem de acordo com os limites estabelecidos e não for constatada nenhuma anormalidade durante a medição de ruído, o veículo será considerado APROVADO na Inspeção Ambiental Veicular.
Limites máximos de ruídos emitidos por veículos automotores na condição parado.
Os limites abaixo devem ser considerados nos casos de inexistência de tabela especifica para o tipo de veículo nos anexos da portaria 129. Clique aqui para acessar todas as tabelas.



IMPORTANTE:
A Controlar não informa o problema mecânico que causou a reprovação de seu veículo.
Atenção aos motoristas:
Veículos REPROVADOS ou REJEITADOS na primeira inspeção têm até 30 dias corridos para realizar os reparos e voltar para uma re-inspeção gratuita, que também deve ser agendada. Em caso de nova reprovação/rejeição, devem recolher nova tarifa.
Veículos aprovados na inspeção visual e computadorizada (emissão de gases) e reprovado na emissão de ruídos deverão realizar todo o processo de Inspeção Ambiental Veicular novamente.
Para informações completas sobre o procedimento, consulte a Portaria 129/SVMA-G/2010.


fonte: http://www.controlar.com.br/AInspecao_Como...pe%C3%A7%C3%A3o

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Re: Inspeção Veicular - SP

Mensagem por Brandao em Sab Maio 14, 2011 2:42 am

Segue o resultado do meu NF:

Limites:
Coc (% Vol.): 0,30
HCc (ppm Vol.): 100
Fator Diluição: 2,50

Medidos em Marcha Lenta:
COc (% Vol.): 0,01
HCc (ppm Vol.): 1
Fator Diluição: 1,01

Medidos a 2500 RPM :
COc (% Vol.): 0,02
HCc (ppm Vol.): 4
Fator Diluição: 0,99
Veículo aprovado na pré-avaliação de ruído.

Fiz dia 12/2.
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