Hyundai sofre punição - Conar adverte novamente a CAOA por irregularidades em suas propagandas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hyundai sofre punição - Conar adverte novamente a CAOA por irregularidades em suas propagandas

Mensagem por LexLuthor360 em Sab Out 30, 2010 10:58 pm

Fato grave: Hyundai sofrerá 'divulgação pública'

O Conselho de Autorregulamentação Publicitária decidiu recomendar a advertência de “divulgação pública” à Hyundai.

A punição ocorrerá por conta de dois aspectos das campanhas da Hyundai.

Primeiro, o uso de pesquisas atestando a superioridade da marca. O Conar havia recomendado, reiteradas vezes, que as fontes e as condições dessas pesquisas fossem explicitadas nos anúncios, o que não teria sido acatado por parte da montadora.

Segundo, o uso de marca de terceiros em termos comparativos nas campanhas da montadora. De acordo com o Conar, é possível citar marcas concorrentes em peças publicitárias, desde que haja “respeitabilidade e veracidade de informações”, o que não estaria ocorrendo no caso de algumas peças da Hyundai, na avaliação do Conselho.

Leia edital na íntegra




O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) decidiu aplicar a pena de "divulgação pública" à Hyundai, tornando público o fato de a empresa não seguir as recomendações da entidade com relação às suas campanhas publicitárias, como já adiantamos por aqui.

Leia abaixo a íntegra do edital divulgado nesta sexta-feira (29) pela entidade:

"O CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, instituição de direito privado cujos objetivos primordiais são o de zelar pela integridade ética da propaganda comercial veiculada no país e o de consolidar os princípios da autorregulamentação publicitária no mercado brasileiro, torna público que:

1 – Através da representação n° 227/09 foram examinados anúncios veiculados sob a responsabilidade do Anunciante Hyundai Caoa do Brasil Ltda. e de sua Agência Z+ Comunicação Ltda., em razão de queixa formulada por Brazil Trading Ltda. (Kia Motors do Brasil S/A), pela utilização das expressões “Hyundai. Já é a 4ª maior fabricante de automóveis do mundo – U.S.News Ranking & Reviews – 19/08/2009”, “Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia”, “Ranking da produção Mundial – 1º Semestre/2009. 4º lugar: Hyundai – Fonte: Carro On Line – 11/08/2009”, “Hyundai - Eleita Melhor do Mundo – 2009 – Highest Initial Quality – J.D.Power and Associates. Hyundai – Melhor do Mundo” e “Ranking de Qualidade J.D.Power - 4º lugar: Hyundai (Primeiro lugar entre as marcas de grande volume de vendas)”.

2 - Assegurado, e exercido, amplo direito de defesa aos responsáveis pelos anúncios, (ambos associados ao CONAR, portanto pactuantes das normas de autorregulamentação publicitária), todas essas expressões foram julgadas irregulares, e sustadas liminarmente em 04/09/2009, medida tornada definitiva em 1ª Instância (em 05/11/2009) e mantida em 2ª Instância (em 11/03/2010); mesmo assim, a frase reprovada “Melhor do Mundo” continuou a ser utilizada em outros anúncios de responsabilidade de Hyundai e Z+Comunicação.

3 - Por isto, e considerando como agravante os casos precedentes de reprovação de anúncios das referidas empresas, pelos mesmos motivos (alegações de superioridade não comprovadas e apresentação segmentada de dados que não refletiam as efetivas conclusões de pesquisas e fontes utilizadas, algumas delas, inclusive, contraditadas por levantamentos posteriores e já conhecidos à época da veiculação dos anúncios - representações n° 289/04, 073/08, 116/08, 283/08, 318/08, 069/09, 089/09, 169/09 e 012/10), a Primeira Câmara e a Câmara Especial de Recursos do Conselho de Ética do CONAR propuseram a adoção de Divulgação Pública face ao desacatamento das medidas preconizadas. Submetida esta ao Plenário do Conselho de Ética, restou aprovada a aplicação da sanção proposta, o que ora se faz.

4 - O CONAR, portanto, informa publicamente sobre as infrações cometidas por meio de anúncios com expressões reprovadas que continuaram a ser veiculados, e o faz no estrito cumprimento das normas regentes de sua atividade, lastimando que o fato envolva duas empresas associadas à instituição.

São Paulo, 29 de outubro 2010.

GERALDO ALONSO FILHO
1° Vice-Presidente do CONAR , no exercício da Presidência."

A advertência de “divulgação pública” é bastante rara na história do Conar. Em 12 anos, a entidade aplicou a pena apenas quatro vezes, uma vez que a punição só acontece quando o anunciante não acata as recomendações num prazo considerado “razoável” ou quando há um descumprimento rotineiro das sugestões do Conselho.

Como quase nunca as empresas anunciantes e as agências de publicidade deixam de seguir as recomendações do Conar, a “divulgação pública” não é nada usual.

http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=48819
http://www.noticiasautomotivas.com.br/conar-adverte-novamente-a-caoa-por-irregularidades-em-suas-propagandas/
avatar
LexLuthor360

Mensagens : 397
Agradecimentos recebidos : 0
Data de inscrição : 28/06/2010
Idade : 42
Ano/Modelo : 2010/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hyundai sofre punição - Conar adverte novamente a CAOA por irregularidades em suas propagandas

Mensagem por Mello em Dom Out 31, 2010 7:38 am

eh ....

acho interessante propagandas que comparam um carro com o outro, se eu tivesse um produto que é considerado melhor que o da concorrência pelas entidades que publicam comparativos destes produtos, com certeza eu divulgaria isso num comercial.


o problema é quando divulgam o que ninguém falou hehehehehehe
avatar
Mello

Mensagens : 273
Agradecimentos recebidos : 0
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 27
Ano/Modelo : 2010/2011 - 1975/1976

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hyundai sofre punição - Conar adverte novamente a CAOA por irregularidades em suas propagandas

Mensagem por LexLuthor360 em Seg Nov 01, 2010 9:01 pm

Extraído do site jalopnik




(...)

Quando duas ou mais empresas brigam por determinada fatia de mercado, elas irão
(A) investir no produto para aprimorá-lo, (B) tentar oferecer mais por menos, e (C) investir
em publicidade. Nisso, já fica clara a ovelha negra do trio: desenvolvimento de produto e
propaganda andam em mãos opostas, porque se alimentam da mesma fonte. Disputam
orçamento. (...)

Por isso, pode ser um engano acreditar que campanhas excessivamente agressivas
fazem bem para o consumidor. Elas fazem bem para a própria empresa contratante e
para a agência que a criou, porque violência dá audiência. (...)



Incentivarmos o vale-tudo no mundo da propaganda não necessariamente torna os
produtos ou os preços melhores. O mundo real não é o gibi da Turma da Mônica, e
as fábricas de automóveis não são barraquinhas de sucos ou concursos de bala. Pelo
contrário: corremos o risco de termos propagandas mentirosas ou maniqueístas em
excesso, mais focadas em desqualificar a concorrência que em valorizar os pontos
positivos do que está sendo vendido - igual a um certo partido político. E naturalmente,
as marcas rivais são impelidas a responder - também pelo meio da publicidade -
queimando em propaganda um orçamento que poderia ser investido no produto. Ou seja,
o público é entretido, acha o máximo essa degladiação, pensa que vai sair na vantagem
pelo princípio de concorrência, mas na prática, pode não ser bem assim. (...)


http://www.jalopnik.com.br/conteudo/conar-pune-grupo-caoa-pelos-excessos-cometidos-em-campanhas-do-i30
avatar
LexLuthor360

Mensagens : 397
Agradecimentos recebidos : 0
Data de inscrição : 28/06/2010
Idade : 42
Ano/Modelo : 2010/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hyundai sofre punição - Conar adverte novamente a CAOA por irregularidades em suas propagandas

Mensagem por Mello em Seg Nov 01, 2010 9:12 pm

um amigo meu fala :

" a galinha bota um ovo pequeno, a pata bota um ovo mais saboroso e muito maior, mesmo assim o comércio de ovos de galinha é gigantesco, e o de ovos de pata é minúsculo, mas isso pro um único motivo, quando a galinha bota o ovo, ela grita pra todo mundo ouvir, e a pata fica quieta na dela, não faz propaganda que botou o ovo. "


o cara é um gênio ahahhahahah
avatar
Mello

Mensagens : 273
Agradecimentos recebidos : 0
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 27
Ano/Modelo : 2010/2011 - 1975/1976

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hyundai sofre punição - Conar adverte novamente a CAOA por irregularidades em suas propagandas

Mensagem por Green Hornet em Qua Nov 03, 2010 10:44 am

"Hyundai (leia-se Caoa) sofre punição" - Eu quero é novidade...
avatar
Green Hornet

Mensagens : 1419
Agradecimentos recebidos : 6
Data de inscrição : 06/10/2010
Idade : 55
Ano/Modelo : 2013/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hyundai sofre punição - Conar adverte novamente a CAOA por irregularidades em suas propagandas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum