IPI - Nova Redução

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IPI - Nova Redução

Mensagem por GRM177 em Seg Maio 21, 2012 8:52 pm

Vou colar aqui um comentário que fiz em outro lugar a respeito da redução de IPI promovida hoje pelo governo:

"Governinho populista e irresponsável. Fácil reduzir IPI dos carros novos como modo de agradar a indústria (que sustenta as campanhas eleitorais), assim, nunca resolve efetivamente o maior problema da indústria automobilística brasileira, que é uma margem de lucro absurda comparada com a praticada no exterior, provocando ainda um aumento irresponsável de veículos nas ruas sem nenhuma política de melhoria da estrutura rodoviária. Ou seja, quando o consumidor dá o recado que não vai comprar o produto, o normal seria redução de preço, aqui reduz-se o imposto (mas só da pessoa jurídica), além disso só benefícia quem não tem carro ou muito velho, quem tem acabou de perder de 5 a 10% do valor de seu veículo."

Em 2009 quando fui trocar meu OF 2008, o novo Focus 2.0 estava com razoável preço (algo entre R$ 53 e 54K), entretanto recebi uma avaliação de R$ 25.000 em meu Focus com pouco mais de um ano de uso e impecável. No final de 2010 quando efetivamente troquei por um NF 2011, recebi a FIPE de R$ 30.500 em meu carro já com três anos de uso, e paguei R$ 50K em meu GLX 1.6. Final de semana agora, possivelmente já sabendo do que estaria por vir, um vendedor da FIAT que havia avaliado o carro reserva de casa em R$ 15,5K cerca de dois meses atrás, reavaliou o mesmo carro em R$ 12K, e ainda me disse, - não posso fazer nada melhor, se o IPI cair vou perder dinheiro.

Moral da história, quem não tem carro até tira benefício disso, mas quem tem "tomou no c*", com perdão da expressão, e quando mais caro, mais perdeu, com um detalhe que o IPI vai voltando depois, mas o valor do carro que caiu, não se recupera.



Última edição por GRM177 em Seg Maio 21, 2012 10:09 pm, editado 1 vez(es)

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por Eron em Seg Maio 21, 2012 10:04 pm

É complicado, a margem destas montadoras é absurda.
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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por GRM177 em Ter Maio 22, 2012 9:44 pm

Focus GLX de R$ 53.900 caiu para 49.900... -R$ 4000...

Quanto será que perdemos essa noite graças a Sra. Delma...

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por Tony em Ter Maio 22, 2012 11:24 pm

Perde-se por um lado ganha-se por outro. O usado cai o preço, porém o novo também cairá (assim espero) e de quebra as taxas também tendem a cair com diminuição do IOF isso pode viabilizar financiamento. Eu particularmente não gosto de financiar carro (ou qualquer outro produto) pois não gosto de dar dinheiro a banco, mas se for taxa 0 até animo entrar em financiamento.

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por GRM177 em Ter Maio 22, 2012 11:44 pm

Tony, mas a lógica não funciona assim,

1) Eu também evito financiar, meu Focus foi pago à vista;
2) Contudo, dei meu anterior na troca, a desvalorização que ele sofreu na época de queda do IPI (em 2009) foi irreversível, nunca retomou o valor, melhorou um pouco, essa lógica de reduzir IPI só é boa para quem não vai dar o carro na troca, para mim que tenho dois em casa é péssimo;
3) Ignora um recado do povo, de que carro é caro, quando o povo não compra o governo em vez de deixar a indústria se 'estrepar' e, quem sabe, reduzir a lucratividade como fez no resto do mundo, não, vai lá e intervenciona;
4) Contudo, embora seja bom para indústria e seus funcionários, não é bom no mercado de usados;
5) Ok, alguém pode pensar, fod*-se usados, vamos é renovar a frota, colocar mais carro na rua;
6) Em que estrada? Vai estimular consumo de novos motoristas em um país que não constroi novas estradas?
7) Em dúvida se o pior é esse fato, ou o acima, com prazos de financiamento dilatados estimula o endividamento de uma população já extremamente endividada, enquanto, a crise Grega mostra que o correto seria estimular o consumo responsável, com investimentos também na poupança interna (aquela individual que cada um de nós faz, que no Brasil é baixíssima, perto da dos americanos quando estourou a crise).

Eu conversei ontem a noite com um ex-professor que respeito muito, cara novo ainda, pós-doutorado em Berkeley, especialista em Direito Econômico, e Economia, ele concordou com a maioria dos argumentos acima e acha absurdo esse tipo de intervenção no contexto brasileiro (falta de investimento em infra e alta margem de lucro da indústria).

Sinceramente, sou favorável a usados de graça, e novos baratos, o problema é que essa medida impede que a margem seja reduzida, a longo prazo é inefetiva, só prejudica quem já tem carros, e ainda estimula endividamento e põe um monte de novos carros e motos na rua em um país sem estrutura que suporte isso.

E estou desestimulado com carros, não pela queda do IPI, mas já venho me questionando que com os impostos e manutenção de um simples Focus eu viajaria mais, pelo menos uma viagem para Europa ou América por ano, se considerar a desvalorização mais, para sair na rua e tomar multa, se um louco se enfiar na frente do carro e eu estiver 10 km/h acima do limite, vir um delegado dizer que tive dolo eventual e assumi o risco, não poder tomar um chopp num Outback pq alguns não sabem beber nem dirigir após beber (com extremo cuidado) e causam acidentes fatais, justificando mesmo a proibição, ficando visado para roubos (já notou que é seu carro que define muitos crimes, certo?), por fim, uma sucata que vc se estressa quando riscam, quando batem, e ainda implica um risco enorme hoje em dia de alguém querer tirar vantagem em caso de acidente, não mencionei preço de garagens e outras coisas. Enquanto no resto do mundo o preço dos carros continuam o mesmo quando troca modelo, aqui aumenta, eu começo a me negar colocar R$ 65K num Cruze, R$ 80K num Corolla (ridículo, carro popular), as pessoas perderam a noção do valor do dinheiro e quanto retorno podem obter com investimentos reais, ou mesmo viagens.

Coloquei R$ 20K em cima da última troca (não considerando aumento de manutenção, sim, aumento, pois meu OF não dava manutenção e com o novo fui obrigado às revisões), devo ter perdido já algo entre R$ 10 e 12K estimando por baixo e com a redução do IPI, por ora, para me incomodar com o carro nos primeiros 12 meses, tá loco amigo, to para ver negócio mais burro do que colocar dinheiro em carro, adoro, mas quero te força para mudar a mentalidade no futuro.

Ando apoiando a tese de um futuro com menos carros, por todos os argumentos cansativos acima.

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por Tony em Qua Maio 23, 2012 7:48 am

GRM você fez três analises.
Uma conjuntural quando analisa a queda do IPI, que ao meu ver do ponto de vista micro econômico é bem interessante pois sinaliza uma disposição do governo em cortar na própria carne quando a conjuntura econômica mundial sinaliza para recessão. Isso a curto prazo pode manter a economia aquecida.

Sua segunda analize discorre sobre a infra-estrutura do Brasil para acomodar um ínfimo crescimento de, otimistas, 3%. Aí a coisa, realmente aperta. O Brasil está com um atraso de pelo menos vinte anos em investimentos na sua nfra estrutura e me parece que investir nessa área não é prioridade nesse governo. Nesse caso concordo com Vc, para compatibilizar crescimento com infra-estrutura há que se fazer muito nvestimento.

Sua terceira consideração é cultural. O Brasil é um pais mal educado,nós somos mal educados, e isso requer duas ou mais gerações de intensos investimentos em educação. Nós não veremos um pais de pessoas respeitadoras das leis e normas sociais. Infelizmente vamos continuar pagando pelos bêbados que dirigem seus carros sem responsabilidade, vamos pagar pelos idiotas que transformam seus carros em trios elétricos e cortam a madrugada espalhando o lixo dos pancadões pornográficos, vamos pagar pelos policiais corruptos e etc...


Última edição por Tony em Qua Maio 23, 2012 10:28 am, editado 1 vez(es)

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por luisinfo em Qua Maio 23, 2012 9:54 am

Pessoal, a discussão neste tópico está bem papo-cabeça. Parabéns aos colegas! Concordo com todos e a síntese do Tony está perfeita.

Pra botar mais lenha na fogueira, dou minha opinião sobre essa redução do IPI: é pura enganação… As fábricas vão embolsar esse desconto. A Ford montou fábrica em Camaçari, a GM em Gravataí, todas com isenção de impostos. Por que os carros produzidos naqueles lugares não são mais baratos do que os concorrentes?

Outra coisa que me revolta é esse marketing da “nova classe C” em ascensão. Mentira pura! Classe C de verdade nãc compra carro popular, nem a primeira geladeira, nem a primeira TV. Classe C são profissionais liberais de sucesso, pequenos empresários, técnicos e administradores graduados.

Gostava da antiga classificação que dividia a classe média em média-baixa, média-média e média alta. Neste caso, concordo que uma parte da classe "baixa" teve mais acesso ao crédito e migrou para a média-baixa. Para esses faz sentido comprar o primeiro carro popular com IPI zero.

Se pobre com carro popular é classe C, então o Eike é classe AAAA+. rsrs
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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por Brandao em Qua Maio 23, 2012 10:34 am

Realmente é complicado vc comprar um NF por 49 mil reais e na europa o mesmo carro sai 17 mil euros.

Lá o governo incentiva vc a comprar o carro com impostos menores, mas também a margem das montadoras são menores!

Cada dia fico mais chateado com esse governo...
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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por Kakamarsson em Qua Maio 23, 2012 2:28 pm

GRM177 escreveu:Tony, mas a lógica não funciona assim,

1) Eu também evito financiar, meu Focus foi pago à vista;
2) Contudo, dei meu anterior na troca, a desvalorização que ele sofreu na época de queda do IPI (em 2009) foi irreversível, nunca retomou o valor, melhorou um pouco, essa lógica de reduzir IPI só é boa para quem não vai dar o carro na troca, para mim que tenho dois em casa é péssimo;
3) Ignora um recado do povo, de que carro é caro, quando o povo não compra o governo em vez de deixar a indústria se 'estrepar' e, quem sabe, reduzir a lucratividade como fez no resto do mundo, não, vai lá e intervenciona;
4) Contudo, embora seja bom para indústria e seus funcionários, não é bom no mercado de usados;
5) Ok, alguém pode pensar, fod*-se usados, vamos é renovar a frota, colocar mais carro na rua;
6) Em que estrada? Vai estimular consumo de novos motoristas em um país que não constroi novas estradas?
7) Em dúvida se o pior é esse fato, ou o acima, com prazos de financiamento dilatados estimula o endividamento de uma população já extremamente endividada, enquanto, a crise Grega mostra que o correto seria estimular o consumo responsável, com investimentos também na poupança interna (aquela individual que cada um de nós faz, que no Brasil é baixíssima, perto da dos americanos quando estourou a crise).

Eu conversei ontem a noite com um ex-professor que respeito muito, cara novo ainda, pós-doutorado em Berkeley, especialista em Direito Econômico, e Economia, ele concordou com a maioria dos argumentos acima e acha absurdo esse tipo de intervenção no contexto brasileiro (falta de investimento em infra e alta margem de lucro da indústria).

Sinceramente, sou favorável a usados de graça, e novos baratos, o problema é que essa medida impede que a margem seja reduzida, a longo prazo é inefetiva, só prejudica quem já tem carros, e ainda estimula endividamento e põe um monte de novos carros e motos na rua em um país sem estrutura que suporte isso.

E estou desestimulado com carros, não pela queda do IPI, mas já venho me questionando que com os impostos e manutenção de um simples Focus eu viajaria mais, pelo menos uma viagem para Europa ou América por ano, se considerar a desvalorização mais, para sair na rua e tomar multa, se um louco se enfiar na frente do carro e eu estiver 10 km/h acima do limite, vir um delegado dizer que tive dolo eventual e assumi o risco, não poder tomar um chopp num Outback pq alguns não sabem beber nem dirigir após beber (com extremo cuidado) e causam acidentes fatais, justificando mesmo a proibição, ficando visado para roubos (já notou que é seu carro que define muitos crimes, certo?), por fim, uma sucata que vc se estressa quando riscam, quando batem, e ainda implica um risco enorme hoje em dia de alguém querer tirar vantagem em caso de acidente, não mencionei preço de garagens e outras coisas. Enquanto no resto do mundo o preço dos carros continuam o mesmo quando troca modelo, aqui aumenta, eu começo a me negar colocar R$ 65K num Cruze, R$ 80K num Corolla (ridículo, carro popular), as pessoas perderam a noção do valor do dinheiro e quanto retorno podem obter com investimentos reais, ou mesmo viagens.

Coloquei R$ 20K em cima da última troca (não considerando aumento de manutenção, sim, aumento, pois meu OF não dava manutenção e com o novo fui obrigado às revisões), devo ter perdido já algo entre R$ 10 e 12K estimando por baixo e com a redução do IPI, por ora, para me incomodar com o carro nos primeiros 12 meses, tá loco amigo, to para ver negócio mais burro do que colocar dinheiro em carro, adoro, mas quero te força para mudar a mentalidade no futuro.

Ando apoiando a tese de um futuro com menos carros, por todos os argumentos cansativos acima.

Ta aí algo que vem passando por minha cabeça. O duro é que passei uma semana com um 207 do meu pai e hoje peguei o Focus e já fico feliz só de dar uma acelerada.
Gosto muito de carro, mas que as chateações já estão me fazendo pelo menos pensar nessa sua hipótese, isso estão

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por GRM177 em Qua Maio 23, 2012 2:38 pm

Kakamarsson escreveu:Ta aí algo que vem passando por minha cabeça. O duro é que passei uma semana com um 207 do meu pai e hoje peguei o Focus e já fico feliz só de dar uma acelerada.
Gosto muito de carro, mas que as chateações já estão me fazendo pelo menos pensar nessa sua hipótese, isso estão

Pois é, o difícil é colocar em prática num país que ainda por cima não investe em transporte público de qualidade, na Austrália deixava o carro no estacionamento do metrô ou trem e ia assim para a universidade e trabalho, mas dá vontade mesmo, claro que há casos e casos, mas a minha média atual está em torno de 500-750 km por mês, até um Uno dá conta, o cara sente uma certa vergonha pq há aquela cultura de relacionar o carro ao dono, mulherada olhar etc., mas complicado gastar 50K a cada 2 anos para uns olhares e algum conforto a mais.

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por Eron em Qua Maio 23, 2012 5:07 pm

Acabei de vir de uma CCS da GM.

CRUZE Hatch LT: 60 Mil.
Avaliação do meu NF 2011 - GLX: 37 Mil

Mad

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por luisinfo em Qua Maio 23, 2012 5:14 pm

Eron escreveu:Acabei de vir de uma CCS da GM.

CRUZE Hatch LT: 60 Mil.
Avaliação do meu NF 2011 - GLX: 37 Mil

Mad


Fipe:
NF 1.6 2011 - R$ 45 mil;
Cruze Hatch LT mecânico - R$ 65 mil.

Seu usado desvalorizado em 18%, mas o desconto no novo é menor que 10%.

Eron, se for para comprar agora, melhor pegar um Titanium por mais ou menos o preço do Cruze Hatch LT. Mas os preços devem baixar mais um pouco.
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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por GRM177 em Qui Maio 24, 2012 2:14 pm


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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por Eron em Qui Maio 24, 2012 2:30 pm

GRM,

Nesse momento eu sou obrigado a usar uma celebre frase:

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por thalesc em Qui Maio 24, 2012 3:28 pm

Acabei de ver no site da ford, o Focus hatch titanium AT caiu de 74 na semana passada pra 68 essa semana... 6 mil de redução. Agora, eu vi focus titanium 2011 usado por 66, pra quanto esse cara vai vender o carro dele agora? Pra quem ta vendendo usado é uma perda gigante, o mercado de usado já está uma porcaria, com isso piora mais ainda. Governo só quer botar mais carro na rua, mas pavimentar as ruas e estradas, mesmo com IPVA e outros impostos que pagamos, tá difícil!

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Re: IPI - Nova Redução

Mensagem por luisinfo em Qui Maio 24, 2012 4:17 pm

E tem mais: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,precos-reduzidos-ja-eram-adotados-nas-revendas-de-sp,113634,0.htm .

Os descontos já eram dados pelas concessionárias. Sabe como é, as vendas estavam paradas... Agora só institucionalizaram os descontos e embolsam o IPI reduzido. hehehe
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